Fortune Ox

Área Internacional da CNI





Barreiras em terceiros mercados
 

As barreiras são um dos principais obstáculos às exportações de bens, serviços e investimentos brasileiros. As novas barreiras de sustentabilidade, ambientais e sociais, juntaram-se às tradicionais barreiras não tarifárias, ampliando a necessidade de coordenação e ação intergovernamental no tema.

Saiba mais

Prioridades para 2021

Sensibilização do setor privado

Prancheta 2.png


Sensibilizar o setor privado com o intuito de identificar novos entraves às exportações e aos investimentos brasileiros no exterior.

SEM Barreiras

Prancheta 1.png

 


Defender a utilização do Sistema Eletrônico de Monitoramento de Barreiras às Exportações (SEM Barreiras) por todos os órgãos de governo relevantes nesse tema; realizar a avaliação anual do sistema; apresentar e defender melhoria no SEM Barreiras, e criar o radar de Preocupações Comerciais Específicas (PCEs).

Mecanismos governamentais bilaterais

Prancheta 15.png


Identificar e incluir os pleitos de superação de barreiras às exportações e aos investimentos nos diálogos bilaterais coordenados pelo governo brasileiro, em particular com os mercados estratégicos.

Novas barreiras

Ícone com escudo


Monitorar as tendências e a adoção de novas medidas e/ou barreiras ligadas à sustentabilidade ambiental, social e sem fundamentação científica, realizar ações para mitigação; monitorar e participar das discussões na União Européia (UE) para criação de um mecanismo de ajuste na fronteira relacionado à mudança do clima.

Qualificação de barreiras

Prancheta 3.png

 


Qualificar, pelo menos, 15 novas barreiras identificadas pelo setor privado, por meio de análise técnica e legal e registrá-las no Sistema Eletrônico de Monitoramento de Barreiras às Exportações (SEM Barreiras); acompanhar e monitorar os cases já notificados.

Cooperação regulatória

prancheta_4.png__100x100_q85_crop_subsampling-2_upscale.png


Sensibilizar o setor privado com o intuito de promover maior utilização dos instrumentos de cooperação regulatória; defender a ampliação das iniciativas facilitadoras de comércio com mercados estratégicos, incluindo Argentina e Estados Unidos.

Comitês da OMC

icon-Prancheta 36.png

 


Monitorar os trabalhos dos Comitês TBT (Barreiras Técnicas ao Comércio)eSPS (Medidas Sanitárias e Fitossanitárias)daOrganização Mundial do Comércio (OMC), e novas medidas relacionadas ao meio ambiente; elaborar cinco propostas de Preocupações Comerciais Específicas (PCEs) para o governo brasileiro, e defender a participação do setor privado nos comitês de TBT e SPS.

Adidos de Economia

adidos.png


Defender a criação da função do Adido de Economia para atuação em mercados estratégicos para a indústria.

topo
Fortune Ox Mapa do site