Fortune Ox

Serviço Social da Indústria começa a entregar novas unidades móveis

Caminhões equipados para atividades de inclusão digital e audiometria fazem parte de uma aquisição de 109 unidades realizada pelo SESI Nacional para levar saúde e educação a regiões de difícil acesso

As primeiras cinco unidades móveis adquiridas pelo Departamento Nacional do Serviço Social da Indústria (SESI) foram entregues ao SESI Ceará na manhã desta quarta-feira (15) em Brasília (DF). Os três caminhões equipados para atividades de inclusão digital e dois para audiometria fazem parte de uma aquisição de 109 unidades realizada pelo SESI Nacional em contrato firmado em 2012. No total foram investidos cerca de R$ 25 milhões.

As unidades móveis são utilizadas pelo SESI como uma estratégia para atendimento em locais de difícil acesso ou regiões onde não há unidades fixas. Isso significa que um número maior de pessoas terá acesso à educação e a ações que promovem e incentivam a qualidade de vida. Essa mobilidade contribui para dar respostas imediatas às necessidades da indústria em todo o território nacional.

De acordo com o diretor de Operações do SESI Nacional, Marcos Tadeu, a aquisição das unidades móveis faz parte de uma ação altamente inclusiva. "As unidades de inclusão digital são uma forma de padronizar a infraestrutura para dar uma dinâmica especial ao processo de educação. E as de saúde ocupacional e audiometria são o que há de mais moderno para atender ao trabalhador de maneira atualizada", explica. As unidades de inclusão digital podem atender turmas de até 12 alunos e também são usadas na Educação de Jovens e Adultos (EJA). As de saúde ocupacional e audiometria funcionam como consultório médico para os trabalhadores. Por serem móveis, permitem atendimento em diversos locais, sem grandes custos.

"Essas unidades serão de grande valia. É o que vai agregar valor no atendimento dentro da indústria", diz o Gerente de Administração e Patrimônio do SESI Ceará Vanderley Coelho Vianna. No estado, os caminhões atenderão, primeiramente, as cidades do entorno de Fortaleza e, em seguida, todos os demais municípios onde há concentração de indústrias.

NOVAS ENTREGAS - Nesta quarta, também foram encaminhados ofícios para todos os outros estados que receberão unidades móveis. De acordo com o documento, é preciso agendar a retirada dos caminhões com o SESI Nacional e contratar o segura no estado. No momento da retirada será feita uma vistoria técnica pela própria federação ou pelo SESI regional. Ao todo são 20 estados e o DF. As regiões escolhidas foram as que possuem maior carência dentro das áreas que as unidades móveis fornecem.

UNIDADE DE INCLUSÃO DIGITAL - Com capacidade para atender até 14 alunos, a unidade conta com notebooks de primeira geração, TV de 40 polegadas e lousa branca. Nesse ambiente de aprendizagem, os estudantes poderão realizar diversos tipos de cursos com o objetivo de aumentar sua performance profissional.

UNIDADE DE SST - Unidade com dois consultórios, onde é possível realizar o procedimento completo preconizado no Modelo SESI em Saúde e Segurança do Trabalho (SST). Ainda há a possibilidade de realizar duas consultas simultâneas, sem perda da qualidade no atendimento. As consultas são feitas por médicos especializados em medicina do trabalho ou clínica médica.

UNIDADE DE AUDIOMETRIA - Pronta para realizar exames audiométricos, uma avaliação da parte funcional do ouvido, indicando os níveis de audição dos trabalhadores expostos a fortes ruídos. Os exames são complementares ao Programa de Controle Médico e Saúde Ocupacional (PCMSO), realizados por fonoaudiólogos e com o apoio de uma cabine audiométrica.

Relacionadas

Leia mais

Alunos do SESI participam do maior torneio mundial de robótica, nos Estados Unidos
Histórias inspiradoras: SESI e SENAI qualificam trabalhadores e estimulam o empreendedorismo na Paraíba
CNI e SESI promovem debate sobre desafios da saúde suplementar

Comentários

Fortune Ox Mapa do site