Fortune Ox

SESI abre inscrições para prêmio de responsabilidade social empresarial

15ª edição do Prêmio SESI de Qualidade no Trabalho oferece seis categorias para candidatura e inscrições podem ser realizadas até dia 20 de julho

Brasília – Com o objetivo de valorizar as boas práticas de responsabilidade social empresarial, o Serviço Social da Indústria (SESI) lançou o Prêmio SESI de Qualidade no Trabalho (PSQT), que este ano chega à sua 15ª edição. As indústrias de qualquer porte ou segmento que sejam contribuintes do Sistema Indústria ou optantes do Simples podem se inscrever no prêmio até o dia 20 de julho. 

As empresas podem se candidatar em seis categorias: Cultura Organizacional, Gestão de Pessoas, Ambiente de Trabalho Seguro e Saudável, Educação e Desenvolvimento, Desenvolvimento Socioambiental e Inovação.  As práticas inscritas têm de estar em execução há pelo menos seis meses, contados da data de inscrição. As vencedoras em cada modalidade ganham certificados de socialmente responsáveis, contribuem na elaboração um livro de referência no assunto e participam de seminários de divulgação das melhores práticas pelo país. 

O PSQT se destina sobretudo a políticas internas de gestão dos negócios, explica a gerente de Responsabilidade Social do SESI, Sueme Mori. Segundo ela, o desenvolvimento de práticas socialmente responsáveis está diretamente ligado à sustentabilidade dos recursos, dos meios de vida e, por conseqüência, da sociedade. Nesse contexto, informa,  o prêmio do SESI já é reconhecido pelas indústrias como um estímulo à melhoria da qualidade de vida dos funcionáriosseus colaboradores. 

Ao longo das 14 edições, o prêmio já recebeu mais de 15 mil inscrições. O comitê responsável por analisar as ações de cada empresa candidata examinará, entre outras variáveis, os resultados e as abrangências delas. “São avaliados aspectos como os valores da empresa, sua postura ética, o ambiente de trabalho e o seu relacionamento com a comunidade”, elenca Sueme Mori. 

Diz ela que não são apenas as entidades vencedoras que se beneficiam do PSQT. “O prêmio é relevante para as indústrias que participam e também para as que não participam, porque, além de premiadas, as boas práticas são disseminadas, permitindo troca de experiências” ressalta. 

Destaca ainda que na área de responsabilidade social, não existe concorrência, mas cooperação. “O que uma indústria está fazendo bem pode ajudar outra a fazê-lo também. E o objetivo da responsabilidade social é contribuir para a sustentabilidade e a competitividade das indústrias”, conclui Sueme Mori.

Relacionadas

Leia mais

SESI/PE anuncia vencedores do 15º PSQT
SESI: Consultor nacional avalia empresa selecionada no PSQT
Empresas recebem Prêmio Sesi de Qualidade no Trabalho

Comentários

Fortune Ox Mapa do site